
Blu-ray
Também conhecido como BD o Blu-ray Disc é um formato de disco óptico com o mesmo diâmetro do CD e DVD isso significa 12cm. Porém ele se diferencia das tecnologias que o precedem, foi desenvolvido para o armazenamento de vídeos de alta definição (HD) e armazenamentos de arquivos de alta densidade.
É o sucessor do DVD é capaz de armazenar filmes de até 4 horas em 1080p Full HD, sem perdas. No entanto o BD necessita de TVs Full HD de LCD, Plasma ou LED para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD.
O mais interessante é sua capacidade de armazenamento varia de 25Gb em camada simples e 50Gb em camada dupla. O disco Blu-Ray utiliza um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, já o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros isso permite gravar mais informações num BD do que em um DVD que é do mesmo tamanho.
Os grandes apoiadores do Blu-ray são os Megas Estúdios de Holywood que cada dia mais disponibiliza seus títulos em BD. No Brasil eles existem em menor número mas existem como Shrek Terceiro, Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, Homem de Ferro, High School Musical 3, Monstros S.A, Bridge to Terabithia e Crash.
O que o BD tem haver com a Publicidade?
Suponhamos que numa bela noite de sexta-feira você esteja assistindo um filme como “007” na sua própria casa em Blu-ray e se você for apaixonado por carros como eu ao ver passar um daqueles maravilhosos carros usados por “Bond” sim “James Bond” ficará curioso para saber mais detalhes sobre o mesmo, com cliques de controle remoto poderá interromper o filme para assistir algo sobre aquele carro. Essa tecnologia estará disponível em um futuro muito próximo.
Essa é mais uma ferramenta ao nosso dispor, cabe a nós publicitários pesquisar, planejar e criar para essa Nova Tecnologia da Comunicação.
Olá opportunity!!! somos Lab Set, Luciara Pety, and Edi!!!!!
ResponderExcluirAdoramos esse blog, esse post do Thalinhu sobre blu-ray é bem interessante dá muita vontade de interagir com os vídeos, o blu-ray vai possibilitar!!! ah, mas o que adoramos mesmo (invejinha boa) foi esse relógio digital interativo ali em cima...totalmente demais!
Essa matéria é interessante por tratar de um assunto que está entrando no nosso dia-a-dia pouco a pouco, e que é desconhecido, porque afinal ninguém entende por completo do que se trata o Blu-Ray.
ResponderExcluirMuita gente acha que é um novo DVD, mas não compreende seu conteúdo, sua diferenciação.
A matéria consegue esclarecer tanto tecnicamente quanto funcionalmente as características da mídia, que com certeza não tardará a substituir de vez o DVD.
O que pra mim era desconhecido é a interatividade que o Blu-Ray pode proporcionar aos telespectadores.
*blogalize.wordpress.com
Muito interessante esta materia sobre o Blu-Ray, ainda mais que ela pode armazenar até 50GB, imagina o que as produtoras de vídeo não vão economizar em mídias de DVDs, e melhor ainda o fato de poder interagir com o telespectador.
ResponderExcluir